BIO BRAZIL FAIR

foto: Francal Feiras/Arquivo

Principal evento da América Latina para geração de negócios desse setor, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia concentra todas as novidades e tendências do mercado orgânico do Brasil e do Mundo. Desde 2013, a feira conta com a parceria da NürnbergMesse, promotora alemã da BIOFACH – mais importante feira de negócios de orgânicos do mundo, com edições na Alemanha, Índia, China, Japão e Estados Unidos. Com a parceria, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA passou a integrar o calendário internacional de feiras dedicadas à produção orgânica, incrementou a grade de seminários com a presença de importantes players mundiais do setor e ampliou as oportunidades de negócios de seus expositores com compradores de diversos países.

Agora, o Big Show de Orgânicos acontece geralmente em Junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera estes que são os principais eventos do segmento verde, recebe distribuidores, importadores, produtores, agrônomos e profissionais ligados a supermercados, lojas especializadas, restaurantes, spas, resorts, academias, escolas, entidades, clínicas, hospitais, farmácias e drogarias, para conferir, em primeira mão, o que o mercado tem de melhor para mostrar em termos de produtos e serviços.

“São expostos centenas de itens, dos mais variados segmentos da cadeia produtiva, os visitantes podem conhecer em primeira mão e também degustar no próprio estande da empresa expositora”, explica um de seus organizados, Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, responsável pela Bio Brazil Fair.

O evento concentra centenas de expositores reunidos em uma área de 9 mil metros quadrados e centenas de opções, como alimentos orgânicos in natura; carnes; sucos e bebidas; leites, laticínios e ovos; frutas, verduras e legumes; pães, massas, bolos e biscoitos; mel e derivados; chocolate; café; congelados em geral; cosméticos (aromas e essências, cremes, xampus, sabonetes, tônicos e matérias-primas); biojoias, confecções, tecidos e acessórios; insumos e fertilizantes; equipamentos e máquinas; embalagens; e produtos pet.

Desses expositores, os brasileiros se destacam muito. “Temos uma característica única, que atrai profissionais de todos os lugares: produtos feitos a partir de matérias-primas produzidas em nossas terras, como frutas, legumes e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.). Além disso, o evento abre suas portas para o público em geral, estimulando o hábito do consumo orgânico (criando novos consumidores) o que, por sua vez, ajuda a movimentar os negócios do setor”, explica Abdala.
Simultaneamente à BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA acontece a Naturaltech – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, único evento brasileiro de negócios voltado ao segmento de produtos naturais.

Os organizadores superaram os 15 mil visitantes nacionais e internacionais, entre profissionais do setor e público em geral.

 

Fórum

Além disso, a exposição, segundo Abdala, é palco de importantes encontros para a tomada de decisões do setor, como o Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, que reúne as principais autoridades do mercado orgânico no mundo para uma série de palestras. “Temos ainda a Rodada de Negócios, em parceria com o Sebrae, que coloca frente a frente produtores, varejo e empresários para oportunizarem novos negócios”, diz Abdala.

Foto:Feira Francal/Arquivo

Na avaliação de Abdala após alguns anos buscando seu espaço, o evento se consolidou como o evento oficial do setor no Brasil e ponto de encontro entre marcas e consumidores. “Há 11 anos, quando a feira surgiu, o mercado nacional de orgânicos e sustentáveis engatinhava. Hoje, ainda estamos longe do ideal, em comparação às principais referências no mundo (a Biofach em Nuremberg, Alemanha, tem mais de 25 anos), mas já percebemos outro comportamento, com o aumento de produtos disponíveis nas prateleiras do varejo, e do consumidor, que mostra preocupação por uma alimentação e qualidade de vida mais saudáveis”, afirma. “Mas o evento aqui no Brasil não deixa nada a desejar em relação às principais feiras do mundo. Obviamente, que elas estão um pouco a nossa frente, pois o mercado orgânico no Brasil ainda é novo em comparação a diversos países”, diz Abdala.