Divisor de águas

Anhembi Pavilhão de Exposições - São Paulo (SP) - 20.04.2016 - Pavilhão de Exposições do Anhembi.Na foto, os pavilhões Norte (esq) e Oeste. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Em espaço mais amplo, no Anhembi, Bio Brazil Fair| Biofach America Latina e Naturaltech contribuem cada vez mais para o desenvolvimento do segmento verde

Anhembi Pavilhão de Exposições – São Paulo (SP) – 20.04.2016 – Pavilhão de Exposições do Anhembi.Na foto, os pavilhões Norte (esq) e Oeste. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Uma das principais impulsionadoras do mercado de produtos orgânicos e naturais no Brasil e na América Latina, as feiras simultâneas Bio Brazil Fair| Biofach America Latina e Naturaltech – Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde comemoram a 14ª edição em novo endereço: o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A mudança para um local mais amplo e acessível a profissionais e ao grande público é o divisor de águas de um evento promissor que nasceu em 2005 e logo se tornou referência na promoção de negócios para o setor, ao reunir uma grande diversidade de produtos e marcas de orgânicos e naturais, compradores e o consumidores em geral.

“Nos últimos anos, assistimos à Bio Brazil Fair consolidar-se como um instrumento de profissionalização do setor de orgânicos. O consumidor final, por sua vez, passou a ter acesso fácil às novidades em produtos in natura e industrializados, com opção de comprar diretamente dos produtores e fabricantes”, afirma Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, organizadora do evento.  Todos os anos, são atraídos para as feiras visitantes de outros estados e países, boa parte foi formada por profissionais como lojistas, supermercadistas, distribuidores, importadores, entre  outros.

Parcerias consolidam evento

Em 2013, parceria entre a Francal Feiras e a NürnbergMesse Brasil, promotora da BioFach, maior feira do setor de orgânicos no mundo, deu origem à Bio Brazil Fair /BioFach América Latina, a principal plataforma de negócios do segmento no continente sulamericano, o que ampliou o caráter internacional do evento e possibilitou aos visitantes o acesso a um leque maior de opções e produtos. E não foi só. Empresas brasileiras começaram a participar das feiras internacionais da Biofach – da qual a da Alemanha é a maior – , acompanhar as principais tendências dos mercados estabelecer relacionamentos, parcerias técnicas, educacionais e institucionais.

O Catálogo Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis, editado anualmente pela Ferrari Stella Comunicação Integrada, desde 2015 é o veículo oficial da Bio Brazil Fair| Biofach America Latina e Naturaltech. A publicação oferece aos visitantes varejistas, produtores, processadores e demais indústrias do segmento verde acesso a centenas de fornecedores de produtos saudáveis e informações sobre o mercado. “É mais uma prestação de serviços que a Francal oferece aos seus visitantes”, destaca o diretor da agência, Miguel Ferrari Stella. “Ao chegar no evento, o visitante recebe a edição especial do Catálogo Nacional | Guia Oficial e, com ele, a relação completa de expositores das feiras, além da relação de fornecedores do mercado, agrupados por seção de loja. O conteúdo editorial apresenta as principais tendências nacionais e internacionais do segmento verde, uma grande ferramenta para indústria e varejo planejar o seu negócio e ampliar o mix de produtos de seu estabelecimento”, completa.

Expansão

O sucesso e a importância da iniciativa é comprovada pela expansão das feiras ano a ano. “Entre 2014 e 2017, o número expositores aumentou 40% e o de visitantes 35%. “O crescimento reflete tanto o aumento da adesão e do interesse dos consumidores por produtos saudáveis, naturais e/ou orgânicos como a ampliação do número de empresas que ingressam no setor e do mix das que já estão no mercado”, completa Abdala.  “Só neste ano, nas feiras, serão lançados mais de 1.500 produtos”,  diz a gerente de negócios da Francal Feiras Valeska de Oliveira. “O mercado está aquecido, cada vez mais profissionalizado e tem grande potencial de desenvolvimento. Este é o grande encontro do setor orgânico e do natural, em que estarão reunidos mais de 400 expositores”, acrescenta a gerente. A expectativa é a de que mais de 25 mil pessoas circulem no evento, que também promove Rodadas de Negócios, Congressos e Palestras.