Constante Evolução Mercado de Bebidas Vegetais Avança no Brasil

 Pegando carona com o crescimento do mercado de produtos para alérgicos e intolerantes, o mercado de bebidas vegetais vem mudando no Brasil e no mundo. A categoria, que antes era restrita em bebidas à base de soja, ganhou nos últimos anos, novas versões produzidas com outras matérias-primas como arroz, amêndoas, nozes e aveia. Dados da consultoria Euromonitor Internacional revelam um crescimento de 51,5% do mercado de bebidas vegetais no país em 2018. Aqui entram bebidas elaboradas, principalmente, a partir de arroz, aveia, coco e amêndoas. Na contramão dessas matérias-primas, as vendas de bebidas à base de soja recuaram 19% quando comparadas ao ano passado.

Neste cenário, ganham destaque as bebidas que não contem soja em sua composição. Estas devem crescer de 5,6% para 10% sua participação no mercado em 2018. Em 2017, elas movimentaram R$ 36,1 milhões. Este ano, segundo estimativa da Euromonitor o valor deve quase sobrar, chegando a R$ 54,7 milhões, o que coloca o Brasil na 21ª posição no ranking mundial. As bebidas vegetais, exceto as que contem soja em sua composição, aumentaram a produção de 3 milhões de litros em 2017 para 4,4 milhões em 2018, um crescimento de 46,9%.

Enriquecimento da Categoria

Em constante evolução, o mercado de bebidas vegetais possui ainda grande potencial, aliado ao mercado de produtos saudáveis, é o que afirma Felipe Bortoluzzi, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Risovita, “Essa categoria de bebidas vegetais, o que a gente vê, é que está começando a dar sinais de movimentação, seguindo a linha de naturais e saudáveis que cresce a mais de 20% ao ano no país, é uma tendência que não para de crescer e que as bebidas vegetais vêm como uma crescente dando sequência a esse mercado”, diz. Cristiane Kondo, Gerente de Negócios Varejo da Cocamar, ressalta que a categoria já avança no país. “A indústria, vendo essa oportunidade de mercado, investe e fomenta esta categoria. Então ela cresce não somente pelo potencial e forma orgânica, mas sim em forma de investimento.”, explica.

Tendência Que Vêm de Fora 

Crescendo à passos largos no País, as bebidas vegetais (ou leites vegetais como são classificados nos Estados Unidos), já representam quase 20% do mercado de leite estadunidense, movimentando aproximadamente US$ 2,5 bilhões por ano. “O mercado de bebidas vegetais está crescendo e praticamente dobrando todo ano. Já estamos vivenciando um momento de consolidação da categoria no País. Temos muito que crescer ainda para chegar nesse patamar, mas pelo crescimento expressivo e contundente que tivemos no ano passado e até o momento, percebemos que não era só um movimento pontual, mas que é realmente uma tendência e algo que veio pra ficar”, comenta Rodrigo Carvalho, Diretor Comercial da A Tal da Castanha.

Pedro Amado, Diretor Geral da do bem, diz que é difícil comparar os mercados pelo nível de maturidade de cada um deles, entretanto evidencia o potencial no mercado brasileiro: “O interesse cada vez maior das pessoas no consumo de produtos saudáveis torna o negócio sustentável. A tendência de saúde e bem estar chegou para ficar e isso nos faz acreditar que ainda temos muito por fazer nesse mercado”, conta.

Fonte dessa matéria: Giro News