Terreno baldio de Balneário se transforma em horta urbana comunitária

Terreno baldio de Balneário se transforma em horta urbana comunitária. Foto: Divulgação

Um terreno no centro de Balneário Camboriú, na rua 3198, esquina com a 3110, se transformou em uma horta urbana comunitária. A iniciativa foi do engenheiro Cassio Aurélio Suski, em fevereiro de 2018.
Pra conseguir o espaço, Cassio foi em busca de donos de terrenos baldios e conseguiu que cedessem o espaço.
Ana Clara Pinheiro, formada em direito, se juntou ao projeto e, todos os sábados, ela e outros moradores se reúnem pra plantar, colher e limpar a plantação.
A horta começou com a ideia de que a vizinhança tivesse uma alimentação mais saudável, já que a produção é totalmente orgânica. Além disso, Ana ressalta que o processo de plantação, capinação e colheita é uma terapia.
Quem participa da horta pode colher e levar os produtos pra casa. E os moradores revezam entre si pra levar sementinhas e mudinhas pra ajudar na plantação.
Eles têm um grupo no WhatsApp e por lá se organizam nas tarefas e horários dos encontros. Normalmente, a manutenção da plantação é feita nas manhãs de sábado, ou à tarde, tudo depende da previsão do tempo.
Ana conta que essa é uma forma dos vizinhos se conhecerem, além de terem produtos orgânicos em casa e manter uma vida mais saudável.
Todos os moradores estão convidados a participar do projeto. E se algum interessado não tem os dotes da plantação, não tem problema porque Cassio ajuda e ensina o processo.
Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato com o Cassio, no (47) 99991-2830 ou com a Ana no (47) 99912-0551.

Fonte dessa matéria: Diarinho