PASTA DE AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS: POR QUE INCLUI-LA NA ALIMENTAÇÃO?

Nutricionista aponta as vantagens do consumo da pasta de amendoim como a prevenção de doenças, auxílio na perda de peso e fortalecimento ósseo e muscular

Popular por todo o Brasil, o amendoim é versátil e pode ser consumido tanto doce quanto salgado. Por todo país existem diversas receitas que tem o amendoim em sua base, tal como a paçoca, o pé-de-moleque, sorvetes e bolos.

Nos Estados Unidos, por volta de 1930, a manteiga de amendoim foi desenvolvida como forma de suplementação à alimentação das crianças durante a depressão econômica naquele país. Por ser um alimento com grande teor de proteína, logo se tornou um grande sucesso. Com o tempo, ela substituiu a própria manteiga de leite no café da manhã, sendo consumida com pães e biscoitos. “Hoje a manteiga de amendoim é comercializada em embalagens prontas para o consumo, mas é preciso observar as informações nutricionais antes da compra”, afirma a nutricionista Thaíse Costa, da Tia Sônia – marca referência em alimentação saudável e natural.

Quais os benefícios da pasta de amendoim?

São muitos! A manteiga de amendoim ou pasta de amendoim – como é mais conhecida – é uma ótima fonte de energia e ideal para atletas que buscam mais disposição durante as atividades físicas. Dentre os nutrientes, ela contém magnésio, que é fundamental para fortalecimento dos ossos, principalmente na infância e na adolescência. Porções de duas colheres de sopa por dia já fornecem cerca de 50mg de magnésio, 17% da necessidade diária deste mineral. “Este alimento também é rico em gordura boa. Portanto, é indicado, em até 40g diárias, para eliminar o colesterol ruim e elevar as taxas do colesterol bom”, explica Thaíse.

“Por ser rica em potássio, ela também auxilia na melhora do funcionamento muscular, o que previne câimbras e promove o relaxamento dos músculos”, completa. Cerca de 30g da pasta de amendoim contém 252mg de potássio, 15% da quantidade recomendada por dia. Além disso, devido a presença da vitamina B6, a pasta de amendoim aumenta a imunidade, pois cerca de 30g do alimento já supre em torno de 10% das necessidades diárias recomendadas da vitamina.

“A pasta de amendoim também ajuda na moderação do apetite e na gestão de peso. Ela é indicada para quem deseja se manter em forma, pois a grande quantidade de fibras e proteínas em sua composição são fundamentais para controlar o apetite e diminuir a ingestão de calorias”. Entretanto, esse alimento tem alto valor calórico, por isso é preciso moderar no consumo durante o dia. Ingerir 2 colheres de sopa por dia de manteiga de amendoim também reduz em 30% as chances de desenvolver diabetes e previne o envelhecimento. “Pesquisas mostram que o consumo diário da manteiga de amendoim auxilia na prevenção não só da diabetes, mas como também de doenças cardíacas e crônicas”, explica Thaise.

A nutricionista também recomenda seu consumo em doses moderadas para aproveitar apenas seus benefícios. “Consumir a pasta de amendoim nas refeições iniciais do dia prepara o corpo com mais qualidade para as atividades diárias”, conta a nutricionista.

Onde encontrar?

A pasta de amendoim virou queridinha dos atletas e adeptos da alimentação saudável e está disponível em supermercados e empórios naturais. É possível encontrar na prateleira diversas opções do produto. A marca Tia Sônia, por exemplo, possui em seu portfólio a Pasta de Amendoim Ultrabar, que se diferencia no mercado pelos ingredientes que compõe o produto: óleo e açúcar de coco, sal do Himalaia e claro, muito amendoim. “Além do amendoim, a principal diferença é que a Pasta de Amendoim UltraBar produzida pela Tia Sônia possui dois ingredientes derivados do coco: o açúcar de coco – produto natural, com baixo índice glicêmico e com elevadas quantidades de potássio, magnésio, ferro e zinco – e o óleo de coco – rico em TCM (triglicerídeos de cadeia média) – que são gorduras mas fáceis de serem quebradas pelo nosso organismo para serem usadas como fonte de energia. Essa pasta de amendoim possui também uma ótima ação anti-inflamatória e antioxidante para o corpo”, explica Thaise.

www.tiasonia.com.br

SAC: (77) 3424-8000

Assessoria de Imprensa: