Quatro tendências em alimentos para 2020

Setor de compras da Rede UNNO indica segmentos que prometem vendas aquecidas neste ano

Quais alimentos e bebidas vão bombar no carrinho dos consumidores ao longo deste ano? Quem responde a essa pergunta é o setor de compras da Rede UNNO, que agrega mais de 100 lojas de diferentes supermercados no Rio de Janeiro. A equipe reuniu quatro promessas de vendas para os próximos meses no varejo. Confira:

Proteína de ervilha

Todo mundo já ouviu falar do movimento Segunda Sem Carne e, claro, do crescimento do número de adeptos do estilo de vida vegano. No mercado, um ingrediente que aparece como a grande estrela é a ervilha. A soja já teve sua vez, mas para atender à demanda destes consumidores que querem contar com variedade em seu dia a dia, a fonte alternativa encontrada e aplicada na elaboração dos produtos tem sido a ervilha. Isso porque essa leguminosa concentra aminoácidos como arginina, valina e metionina, em quantidades maiores em comparação com a soja. Um exemplo é o primeiro ovo vegano no país, o N.Ovo , lançado pelo Grupo Mantiqueira.

Bebidas com baixo teor alcoólico

Dados Nielsen apontam que 66% dos fabricantes estão se esforçando para reduzir o consumo de álcool das bebidas. Novas empresas se adaptam à tendência que vem com tudo em 2020 por conta da preocupação da nova geração com o bem estar e saúde, de acordo com análise da área de compras da Rede Unno.

Carambola é destaque entre as frutas

Sob influência do Instagram e de outras mídias sociais, os alimentos esteticamente agradáveis ??podem aumentar rapidamente em popularidade para enfeitar sobremesas, pratos e até mesmo drinks. É o caso da fruta da estrela: a carambola, de quebra, apresenta vários benefícios como poucas calorias, muita fibra, vitamina C, e ação na redução da gordura no fígado gorduroso e do colesterol.

Alimentos Orgânicos

Eles ainda representam uma parcela pequena do consumo de alimentos no Brasil, mas a procura cresce a cada ano e não deve ser diferente em 2020. “As vantagens em consumir este tipo de alimento são muitas. Sem hormônios, agrotóxicos e outros produtos químicos, os orgânicos são mais nutritivos, mais saborosos, tem a cor e aroma mais intenso. Preservam os animais, o solo, a água e vegetação de contaminações.”, afirma Erica Schattka, nutricionista do SuperPrix, uma das empresas integrantes da Rede Unno.

Fonte: Redação SA Varejo