Curitiba ganhará Fazenda Urbana, um centro de referência para o cultivo de alimentos orgânicos e energias sustentáveis

Mesmo com a pandemia do coronavírus, as obras da primeira Fazenda Urbana de Curitiba não pararam. E no mês que vem, em junho, os moradores da capital paranaense poderão conhecer de perto o projeto.

Projetada para ocupar uma área de 4.435m² ao lado do Mercado Regional do bairro Cajuru, a ideia é que a fazenda estimule os curitibanos a cultivarem seus próprios alimentos, em casa ou espaços ociosos da cidade, utilizando técnicas sustentáveis. Para isso, poderão aprender ali, através de aulas e cursos, com especialistas.

A Fazenda Urbana de Curitiba será inaugurada em junho

No local, estão sendo construídas composteiras, estufas para mudas e hortas comunitárias. Haverá ainda espaço para os ‘Jardins de Mel’, com abelhas nativas sem ferrão (projeto do qual já falamos aqui, neste outro post), restaurante escola e banco de alimentos, além de infraestrutura para eventos e treinamento.

A sustentabilidade é a base de todo o projeto. Os alimentos serão cultivados sem agrotóxicos. Painéis solares garantirão energia para o funcionamento da fazenda e a água da chuva será reutilizada para a irrigação dos plantios.

Além dos alimentos convencionais, as hortas terão as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e os canteiros estão sendo feitos com materiais recicláveis, tais como garrafas EPT, telhas, dormentes, blocos de concreto, forros PVC e pallets”, revelou Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Todos os alimentos produzidos na Fazenda Urbana – legumes, frutas e verduras -, serão destinados ao programa Mesa Solidária, que serve refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.

Um dos parceiros do novo projeto na capital do Paraná é a organização não-governamental Alimentação Consciente Brasil, que ficará responsável pela realização de treinamentos com cozinheiros e palestras de educação nutricional.

No mundo inteiro, as fazendas urbanas estão se tornando mais populares. Em fevereiro, escrevi sobre Bangkok, que inaugurou a maior fazenda da Ásia: além de produzir alimentos, ela contém a água da chuva e enchentes. Paris também terá uma, com impressionantes 14 mil m2, sobre o telhado de um dos pavilhões do Paris Expo Porte de Versaille. Meta é que produza mais de mil frutas, verduras e ervas por dia (leia mais aqui).

 

Fonte: Conexão Planeta