Procura por itens plant based dispara na lojas Extra e Pão de Açúcar

Hambúrguer à base de plantas já representa um terço das vendas da categoria nessas redes

Os alimentos plant based, que simulam o sabor e a textura de opções de origem animal mas são produzidos totalmente à base de ingredientes vegetais, integram há mais de um ano o sortimento das bandeiras Pão de Açúcar e Extra. Desde a segunda quinzena de maio de 2019, data da comercialização do primeiro hambúrguer feito de plantas, as vendas do segmento cresceram a uma média constante acima de 150%, de acordo com dados do GPA.

Na categoria de hambúrgueres congelados, os produtos elaborados com ingredientes à base de plantas consolidaram uma representação de 1/3 da venda bruta total nas lojas das redes em todo o Brasil.

De acordo com o GPA , o desempenho reflete tendência já percebida pelo mercado nacional: 27% dos brasileiros dizem estar reduzindo o consumo de carne, segundo levantamento da Kantar Worldpanel. Esse grupo de consumidores relata a busca crescente por alternativas ao consumo de alimentos de origem animal. “O lançamento dos produtos plant-based foi um dos projetos de maior sucesso que implantamos no ano passado, chacoalhou o mercado e criou uma categoria completamente nova. A demanda dos consumidores é crescente e reflete o movimento de pessoas que buscam adotar hábitos mais equilibrados em suas dietas e, também, uma alternativa e a substituição de produtos produzidos a partir da proteína animal”, analisa André Artin, Gerente de Desenvolvimento Comercial do Extra e Pão de Açúcar.

Fonte: SA Varejo