ONU alerta para milhões de mortes prematuras até 2050 devido a danos ambientais

Danos ambientais causados por atividades provocadas pelo homem estão causando danos à saúde humana, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, alertando sobre milhões de mortes prematuras devido à poluição do ar e da água até 2050, caso a ação não seja tomada.

Visto como a avaliação mais abrangente e rigorosa sobre o estado do meio ambiente, as Perspectivas do Meio Ambiente Global da ONU disseram que a saúde humana — estava em “estado de calamidade” devido ao desenvolvimento insustentável e à má proteção ambiental.

A poluição do ar causada por veículos e indústrias, bem como a queima de combustíveis como madeira, carvão e querosene para cozinhar, aquecer e iluminar, resultou em cerca de 7 milhões de mortes por ano, segundo o relatório, que custou cerca de US$ 5 trilhões em perdas de bem-estar.

A qualidade da água piorou devido ao aumento de poluentes orgânicos e químicos, como plásticos, patógenos, metais pesados e pesticidas. Quase 1,5 milhão de pessoas morrem anualmente devido a doenças relacionadas à ingestão de água poluída por patógenos.

“Nossa principal mensagem é que um planeta saudável possibilita uma vida humana saudável — e que o planeta está se tornando cada vez mais insalubre e isso está impactando nossa saúde”, afirmou Joyeeta Gupta, uma das principais cientistas que trabalhou no relatório. “As causas de um planeta insalubre precisam ser abordadas”.

O relatório de 740 páginas — compilado ao longo de seis anos por 250 cientistas de 70 nações — afirma que as atividades humanas podem colocar em risco as “fundações ecológicas da sociedade” e exigem uma ação sem precedentes.

Ele foi lançado na Assembleia Ambiental das Nações Unidas, uma cúpula de cinco dias em que ministros do Meio Ambiente planejam se comprometer com a criação de um planeta mais sustentável, da redução do desperdício de alimentos e poluição de plástico ao desenvolvimento de tecnologias para combater a mudança climática.

Transformando alimento, energia, resíduos

Autoridades da ONU informaram que a saúde e a prosperidade da humanidade estavam diretamente ligadas ao estado do meio ambiente e que havia a necessidade de se transformar em modelos mais sustentáveis de desenvolvimento.

“O [relatório] Perspectivas do Meio Ambiente Global tem uma mensagem muito clara: não podemos transformar o mundo alterando as margens”, acrescentou Joyce Msuya, diretora executiva interina da área ambiental da ONU.

“Há sinais de que todos esses comportamentos estão sendo questionados — desde movimentos em direção a comer menos carne, passando por movimentos de mudança para veículos elétricos. Agora, precisamos universalizar esses hábitos e comportamentos”, concluiu.

Fonte dessa matéria: Sputnik Brasil