Mesmo com poucas opções, cresce procura por chocolates saudáveis em Jaraguá do Sul

Por Pedro Leal4 minutos de leitura

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Com a expansão de uma cultura gastronômica mais saudável, a procura por alternativas ao chocolate tradicional – feito com leite e açúcar processado – tem aumentado, e na temporada de Páscoa, alternativas orgânicas, sem lactose, sem glúten e sem açúcar tem tomado seu lugar nas prateleiras.

Segundo Sylvia Verdin, sócia da Cacau Show em Jaraguá do Sul, há uma procura muito grande por estas alternativas, embora a diversidade de produtos no gênero não seja tão grande.

“Não tem tantas opções para estes mercados por conta da produção. A demanda atual ainda não compensa uma produção em grande escala destes chocolates”, explica.

A rede tem buscado expandir sua presença no mercado orgânico e saudável: no ano passado, em meio à expansões, a Cacau Show lançou a linha Bean to Bar, com uma unidade menor de seu parque fabril trabalhando todo o processo de fabricação, da semente à barra, em isolamento para evitar contaminação cruzada por glúten ou leite.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

As opções, mesmo que em número pequeno considerado o mercado tradicional, se expandem consideravelmente.

No ano passado, a rede contava apenas com tabletes de chocolate sem açúcar, sem lactose e sem glúten – este ano, já estão disponíveis bombons e ovos destas variedades.

“Ainda não tem a mesma variedade de recheios, e muitos clientes vieram perguntar o motivo de não termos ainda ovos sem lactose com brinquedo, mas a oferta tem crescido”, diz a empresária.

As vendas desta época – e a procura pelas opções saudáveis – tem se beneficiado de uma Páscoa “tardia”.

“As pessoas tiveram mais tempo para se preparar para a Páscoa. No ano passado foi muito cedo, agora o consumidor tem procurado se informar melhor sobre os preços e os produtos”, diz.

Cliente quer variedade

Não é só a Cacau Show que tem investido em alternativas para o chocolate comum. Segundo Luciane Tempfer, sócia da Nutriviva, com a aproximação da Páscoa, tem aumentado o número de clientes à procura de doces mais saudáveis.

A loja tem investido, aproveitando o calor do momento. “Ainda é um movimento lento, mas já estamos trabalhando com ovinhos sem lactose e biscoitos sem glúten. A partir de semana que vem estaremos com mais opções sem lactose, glúten e açúcar”, explica.

Fonte dessa matéria: OCP NEWS