Sustentabilidade, design e sofisticação fazem parte de equação de sucesso da indústria no Brasil

A sustentabilidade é uma realidade crescente nos hábitos de consumo do brasileiro. De 2012 a 2018, o número de pessoas que comprou produtos feitos com material reciclado no país subiu de 29% para 48%. O consumo de alimentos orgânicos também cresceu significativamente: passou 23% para 48% a parcela da população que diz comprar este tipo de produto. Os dados são da Pesquisa Akatu 2018 que analisa o panorama de consumo consciente no Brasil. Eles retratam, entre outras coisas, que as pessoas querem reconhecer marcas e produtos que tenham boas práticas ambientais. Neste contexto, itens autorais e artesanais ganham destaque. Mesmo a indústria de produtos de luxo vem incorporando o conceito a seus lançamentos e atraindo consumidores interessados pelo tema.

“Fazemos parcerias com designers que pensam no móvel como uma peça que possui uma vida útil e que, no futuro, poderá ser descartada da forma correta ou ser reaproveitada. Além da ideia de sustentabilidade, tem também a questão afetiva da transformação do material. Essa é uma qualidade cada vez mais importante para os nossos clientes”, conta Ricardo Lovato, artesão e fundador da empresa de Campo Magro, no Paraná, Lovato Móveis.

A empresa foi a vencedora do 3º Prêmio Casa Vogue, na categoria Mobiliário Outdoor. O evento de premiação de uma das mais renomadas publicações de design e arquitetura do mundo foi realizado no MASP, em São Paulo, no dia 25 de março. A coleção Trama&Traço, que representou a Lovato Móveis no concurso, foi desenvolvida em parceria com o designer Guto Índio da Costa e junta tubos e tramas para criar móveis-escultura para área externa. Conta com sete produtos entre espreguiçadeira, balanço, sofás e poltronas, aposta em formas fluidas e orgânicas e no aspecto sensorial das peças. O conforto é garantido pelas percintas elásticas revestidas de tricô de alta resistência. O reconhecimento do mercado e do público é mais uma amostra do poder dos produtos sustentáveis entre os consumidores que buscam design, sofisticação e alta qualidade. “Nós sempre trabalhamos com artesanato e valorizamos a origem e a destinação de nossos produtos”, explica Lovato.

A ascensão dessa temática não se restringe ao mercado brasileiro. A Lovato Moveis estreia neste ano no Isaloni – maior feira de móveis e decoração do mundo, realizada em Milão, na Itália, em abril. A ida da marca para o evento europeu acontece por meio de um esforço conjunto entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, e do Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL, que visa promover a internacionalização da indústria do mobiliário do país. “Queremos apresentar ao mundo um trabalho feito com paixão. Um produto sustentável com qualidade, elegância e durabilidade que pode ficar exposto ao tempo e que sai do Brasil com a criatividade, trabalho e boas energias de todos os envolvidos para fazer parte da vida das pessoas”, finaliza o empresário.

Serviço:
Isaloni – Salone Internazionale del Mobile
De 9 a 14 de abril, das 9h30 às 18h30
Aberto para o público em geral nos dias 13 e 14
Mais informações: http://www.salonemilano.it

Website: http://www.lovatomoveis.com.br

Fonte dessa matéria: EXAME.ABRIL