Loja da Renner em SP recebe Selo de Edificação Sustentável

  • Escrito ou enviado por  Amanda Lavor

    Reconhecimento do US Green Building Council é o terceiro concedido à empresa desde 2015

    A Lojas Renner S.A. deu mais um passo para a consolidação de seus objetivos em sustentabilidade. A unidade da Renner na rua Domingos de Morais, zona sul de São Paulo, conquistou nesta semana a certificação LEED Silver, selo concedido pelo órgão americano USGBC (US Green Building Council) que atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil.

    Entre os índices considerados para a concessão do reconhecimento à loja está a redução no consumo de água em 72% em comparação com construções convencionais, bem acima do mínimo de 45% exigido pelo órgão. A reciclagem e reutilização de resíduos alcança 80%, acima dos 75% fixados pelo USGBC, enquanto a diminuição no consumo de água chega a 21,3%, dentro dos parâmetros estabelecidos.

    As medidas para alcançar esses níveis de desempenho incluem o aproveitamento de água da chuva nos banheiros e o uso de lâmpadas LED, de madeira certificada e de tintas e adesivos com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis. O USGBC também exige a disponibilidade de espaço para coleta seletiva na operação e o controle da qualidade do ar interno durante a construção.

    “Desde 2016, todas as lojas da Renner são construídas de acordo com um manual alinhado às premissas do LEED. A conquista desta certificação é um reconhecimento muito importante e nos motiva a seguir atuando com as melhores práticas em sustentabilidade”, explica Filemon Posse, gerente sênior de Arquitetura da Lojas Renner.

    Esta é a terceira certificação LEED conquistada pela Lojas Renner. Em 2015 a loja no Shopping RioMar, em Fortaleza, obteve o selo na categoria Silver e em 2018 o prédio da sede administrativa da empresa, em Porto Alegre, com 32,7 mil metros quadrados, foi premiado na categoria Gold.

    Sustentabilidade como padrão de atuação

    Na Lojas Renner, a sustentabilidade é trabalhada sob diferentes pilares, que não se limitam ao desenvolvimento das coleções e à atuação da cadeia de fornecimento. Mesmo nas unidades que não contam com a certificação LEED, a estimativa é que com as técnicas de construção sustentáveis implementadas desde 2016 os empreendimentos tenham níveis de consumo de água e de energia para iluminação pelo menos 45% e 18% menores, respectivamente, do que os prédios construídos sem o uso desses recursos.

    Em setembro de 2018, a Lojas Renner S.A. foi selecionada para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI) em sua edição 2018/2019. O índice, uma referência para os investidores, contempla companhias que adotam as melhores práticas de sustentabilidade corporativa, englobando os aspectos econômico, social e ambiental. A carteira vigente é formada por 317 empresas de 30 países. Do total, apenas sete são brasileiras, sendo que a Renner é a única varejista entre elas.

    Fonte dessa matéria: SEGS