Irregularidades na Operação MPT Interdita Fábrica Gaúcha da Aurora Alimentos

Na última sexta-feira (31), o Ministério Público do Trabalho (MPT), interditou máquinas, setores e serviços, da fábrica da Cooperativa Central Aurora Alimentos, de Sarandi, localizada ao Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o MPT, o relatório de inspeção apresentou 19 irregularidades envolvendo abate, produção, embalagem e movimento de cargas. O objetivo da operação foi fiscalizar o cumprimento de cláusulas de um acordo judicial anterior, quando a empresa se comprometeu a adequar saúde e segurança dos seus 869 colaboradores. Ainda segundo o MPT, a nova inspeção constatou o descumprimento do acordo, e apontou novas irregularidades.
Nota de Esclarecimento da Aurora
A assessoria de imprensa da Aurora Alimentos divulgou, na última quarta-feira (5), uma nota de esclarecimento sobre a interdição da unidade industrial de Sarandi. Confira na íntegra.
A Cooperativa Central Aurora Alimentos vem por meio da presente Nota esclarecer:
1) A sua unidade fabril, localizada em Sarandi (RS), foi objeto de fiscalização por parte do Ministério do Trabalho, num procedimento absolutamente normal e rotineiro dentro das atividades econômicas pela mesma desenvolvidas, especialmente tratando-se de um segmento altamente regulamentado.
2) O referido procedimento fiscalizatório, encerrado em 31/05/2019, resultou na interdição de algumas máquinas, equipamentos e atividades, as quais apresentavam, a partir de entendimento dos representantes do órgão público, algum risco na operação e na execução, o que se encontra dentro da normalidade quando se trata de interpretação individual das exigências legais, especialmente frente à complexidade da atividade cumprida na planta industrial.
3) Sem pretender adentrar ao mérito dos riscos entendidos e apontados, e visando sempre propiciar as melhores condições de trabalho e segurança aos seus colaboradores, que a Cooperativa signatária procedeu, de imediato, na execução de melhorias nas máquinas e equipamentos, assim como, na execução das atividades, procurando eliminar e/ou mitigar qualquer risco porventura existente.
4) A proatividade e interesse da Cooperativa na busca de soluções aos problemas apontados permitiu que, a partir de nova avaliação feita pelo órgão público fiscalizador na data 05/06/2019, houvesse a total desinterdição das máquinas, equipamento e atividades.
Nessas condições, as atividades industriais serão retomadas em sua totalidade de imediato, passando a unidade fabril operar normalmente dentro de sua capacidade de produção.
Fonte dessa matéria: Giro News