O poder da informação transforma o consumidor global.

Por: Walter Ribeiro

O poder da informação transforma o consumidor mundial.

A qualidade de vida será a palavra de ordem.

Reconhecida mundialmente como a mais influente plataforma de pesquisas sobre tendências de consumo, a Euromonitor entrega os últimos resultados para 2019 e próximos anos. Segundo essas pesquisas, o consumidor tem agora acesso a mais informações, maior utilização das mídias sociais, mais conhecimento sobre novas tecnologias e irá tirar proveito das novas descobertas na saúde e fará dos alimentos saudáveis sua melhor parceria. Enfim, tudo isso está transformando as pessoas e lhes dando mais poder na hora de escolher seus próprios caminhos. Quem souber entender estas mudanças, estará sempre na frente na busca e conquista dessa nova categoria de consumidores: os consumidores inteligentes.

Quem são esses consumidores inteligentes

Não importa a divisão em faixa etária ou social. As mídias sociais são a grande responsável por essa equalização e por conseguirem transformar as diferenças entre esses vários grupos de consumidores, em algo comum: a busca pela qualidade de vida. E essa busca passa por mudança de hábitos, mudanças comportamentais, mudanças alimentícias.

As mudanças no comportamento dos consumidores estão levando os estrategistas a se adequarem a essas mudanças tanto na criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços como na comunicação com esses consumidores.

A internet, hoje, encurta distâncias e dá poder ao consumidor.

Pesquisas feitas pela Euromonitor, desenham um quadro onde o consumidor ganha cada vez mais força na escolha de suas preferências.

O consumidor mais maduro está quebrando as barreiras etárias e não se vê como alguém de hábitos antigos e que deva ser tratado à margem. Ele agora quer seu lugar dentro dessa cadeia alimentícia, com produtos que atendam às necessidades do seu organismo e melhorem seu dia a dia. Hoje, com a evolução constante da medicina, ter 60 ou 70 anos não tira dessas pessoas sua mobilidade, sua capacidade mental ou sua vontade de conhecer as novidades no mercado. São pessoas que usam a internet, que pesquisam  e procuram as melhores alternativas em sua vida.

As pessoas estão vivendo mais tempo porque novos remédios estão sendo descobertos mas principalmente, porque estão se cuidando mais, fazendo exercícios, se alimentando melhor e quebrando os parâmetros dos conceitos de ser jovem ou velho.

Mudanças de hábitos mudam as regras

Hábitos estão mudando. Morar sozinho já não é algo estranho. As facilidades do mundo moderno estão fazendo com que mais e mais jovens e pessoas de qualquer idade morem sozinhos e assim preservem suas individualidades e características sociais. É o que a pesquisa da Euromonitor chama de “posso cuidar de mim mesmo”, uma tendência de comportamento onde as pessoas podem tomar, sozinhas, medidas preventivas e de consumo para controlar doenças, mal-estares e até mesmo crises emocionais.

 

Para esse consumidor inteligente, a barreira das idades está sendo quebrada. Ele faz parte de novos nichos de mercado que precisam ser entendidos e explorados. São esses novos nichos de mercado que devem ser a ponta de lança para a grande virada que os produtos Orgânicos, Naturais e Sustententáveis devem fazer nos próximos anos. Entender as mudanças, inovar nos conceitos, nas embalagens, na forma de apresentar seus produtos no ponto de venda.

Fazer uma união que lhes dê mais força e maior poder de negociação. Recriar esse imenso mercado ávido por produtos de qualidade mas que ainda carece de informações precisas e honestas.

As pessoas estarão cada vez mais se priorizando, buscando informações sobre produtos e serviços que realmente vão ao encontro dessas necessidades. E, ao mesmo tempo, elas querem uma política de preços justos, compatíveis com as regras do mercado. Um produto bom não deve ser mais caro só porque é bom. Muitas regiões do planeta estão começando a criar mecanismos em que possam ter suas próprias plantações e até fazer seus próprios produtos de beleza com produtos naturais, 41% dos pesquisados globalmente afirmam utilizar produtos feitos em casa pelo menos uma vez ao mês.

O segmento de produtos saudáveis cresce em nível superior ao das indústrias de bebidas e alimentos, um grande indicativo de que o consumidor inteligente está fazendo valer o seu poder  em escolher e decidir.

Pode parecer estranho, mas essa é uma tendência mundial que está mais forte nos países desenvolvidos e, aos poucos, chegando ao resto do mundo.

Fonte: Redação – Espaço Orgânico e Natural