Nas empresas familiares, experiência dos fundadores é fundamental neste momento

Análise é de Gustavo Sette, da Generations, consultoria para pequenos e médios negócios familiares

Fundador da Generations , consultoria para empresas familiares pequenas e médias, com foco em planejamento sucessório, planejamento estratégico, governança e mentoria para sucessores, Gustavo Sette analisa que esses negócios estão em meio a cinco crises simultâneas e imprevistas: de saúde, da economia, de confiança, o risco Brasil e a quinta crise que, nas palavras do especialista, tem relação com o conjunto adicional de desafios para as empresas familiares, graças à sua mistura única de sistemas complexos: família, negócios, capital, patrimônio e emoções.

Alinhamento entre as gerações é algo fundamental neste momento. E o papel dos membros mais velhos das famílias empresárias neste momento tão complexo, é de altíssima importância.

A família empresária precisa mais do que nunca de resiliência, e essa é a maior contribuição que os fundadores podem trazer“, resume Gustavo Sette. “Pense nas pressões emocionais sobre os sucessores: ninguém quer ser a geração que fracassou. Um sucessor pode estar muito bem preparado, ter estudado em boas escolas e atingido ótimos resultados, mas na hora de uma crise, o medo e a ansiedade eclipsam o cenário, podendo levar à destruição do negócio”, explica Sette.

“Fundadores devem trazer suas histórias de superação de outras crises e das dificuldades iniciais de quando a empresa foi criada. Devem apoiar os sucessores, reforçar a união da família e trazer o combustível que a família mais precisa diante de uma crise: coragem, perseverança, senso de propósito, orgulho e união. O fundador também é vital para negociar e legitimar com a família eventuais sacrifícios que a crise os impõe, como demitir pessoas, frear investimentos e cancelar a retirada de dividendos”, recomenda o fundador da consultoria Generations.

Na próxima semana, o portal SA Varejo trará novas contribuições de Gustavo Sette detalhando os desafios da cinco crises simultâneas e o papel da geração mais experiente no enfrentamento deste momento desafiador.

Fonte: SA Varejo