Novo selo orgânico nos EUA exige melhores condições de trabalho e bem-estar animal

A nova norma proíbe hidroponia e fazendas que não tratam animais “humanamente”.  Certificação surge a partir de uma forte demanda de consumidores orgânicos cada vez mais exigentes

Entra em cena o Regenerative Organic Certified (ROC), uma nova certificação sobre que usa a certificação orgânica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) como linha de base, somando requisitos adicionais que envolvem a saúde do solo, bem-estar animal e justiça social.

A nova norma proíbe hidroponia e fazendas que não tratam animais “humanamente”. No ano passado, 19 empresas de todo o mundo participaram do programa piloto do ROC, todas tentando obter uma das três designações – bronze, prata ou ouro. Com o feedback dessas empresas, o ROC conseguiu fazer ajustes relacionados a lavoura, amostragem de solo e bem-estar animal.

“Todo mundo apoia muito as mudanças que fizemos, todas baseadas no feedback que obtivemos nos últimos cinco meses”, disse Elizabeth Whitlow, diretora executiva da Regenerative Organic Alliance, organização que supervisiona o ROC.

“O conselho garantiu que os padrões permaneçam altos e, ao mesmo tempo, atinja a certificação. Demorou um pouco para encontrar um terreno comum, mas estou realmente empolgada onde chegamos. ”

Fonte: Revista A Lavoura