Horta em hospital no Pará conquista prêmio nacional

Livre de agrotóxicos, a horta produz 80% dos legumes consumidos no hospital.

O projeto de horta do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, município do Pará, acaba de ganhar o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”. A premiação é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e busca reconhecer projetos socioambientais desenvolvidos em unidades do SUS de todo o Brasil.

O anúncio foi feito durante o 13º Seminário de Hospitais Saudáveis, realizado virtualmente por conta da pandemia, cujo tema foi “Recuperação Saudável: a saúde pública na nova economia de baixo carbono”. O evento debateu a urgência no desenvolvimento de sistemas produtivos capazes de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

“A premiação é o reconhecimento do investimento da gestão na sustentabilidade do meio ambiente e da qualidade alimentar de nossos colaboradores, usuários e acompanhantes. Esses conhecimentos da produção e manutenção da horta já é compartilhado com a comunidade”, afirmou Rejane Xavier, diretora Executiva e administradora Hospitalar.

Horta em hospital

A horta possui 180 metros quadrados e produz 80% dos legumes consumidos no hospital, ajudando a manter uma dieta saudável e balanceada pelo Setor de Nutrição e Dietética. Os alimentos ali produzidos são fundamentais para a evolução do quadro de saúde dos pacientes e a qualidade alimentar dos colaboradores.

Além da saúde, a horta hospitalar contribui para a preservação do meio ambiente, a partir da não utilização de insumos agrícolas industrializados, a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos e da utilização da prática de compostagem, que é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de resíduos orgânicos por organismos do solo para obter adubo, bem como a gestão consciente de água, por meio do reaproveitamento, em todo o ciclo.

A produção de alimentos livres de agrotóxicos associada à preservação do meio ambiente já vem dando frutos com o compartilhamento desses conhecimentos à comunidade local. Há incentivo à criação de hortas domiciliares, comunitárias e escolares, inclusive para geração de renda.

A horta é um projeto do Grupo de Trabalho de Humanização, realizado em parceria com a comissão do Plano de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde, desde o ano de 2012.

Por: Redação CicloVivo

DATA: 15 de dezembro de 2020