Como ficou o consumidor pós pandemia?

O consumidor multicanal continua e continuará ditando as regras do varejo por muito tempo.

Quer entender um pouco mais o perfil do consumidor atual?

Então entenda o que é o OMNICHANNEL.  É ir além de uma estratégia, é uma resposta à demanda dos clientes por uma experiência de consumo que seja mais abrangente e direta, eliminando barreiras e facilitando a decisão de compra.

OMNICHANNEL poderia ser traduzido como MULTICANAIS, ou seja, a junção de canais online e offline.  Dessa maneira, oferecer uma experiência única de compra ao consumidor é um dos seus desafios. Exemplo:  O consumidor é levado até a loja física através de anúncios na TV ou mensagens via mídia social, como Instagram ou Facebook. No estabelecimento, ele usa o aplicativo daquele produto ou marca para comprovar se o produto existe ali ou não. O consumidor pode fazer o pedido via aplicativo ou, se preferir, ali mesmo com um vendedor. Logo em seguida, ele pode escolher como será enviado até sua casa. Parece algo simples, mas ainda estamos longe da performance ideal para atender a essa nova geração de consumidores INTELIGENTES, conectados e ávidos por inovações.

Para entender o consumidor pós pandemia, vamos relembrar um pouco sobre a geração X, Y e Z e como elas estão relacionadas com o surgimento do OMNICHANNEL.

GERAÇÃO X: A DESCOBERTA DA TECNOLOGIA.

Nascidos entre 1965 e 1981, características principais desta geração são: individualismo, ambição e dependência do trabalho —a geração conhecida como workaholic. Essa geração vivenciou um espetacular período de evolução tecnológica e viu o surgimento e desenvolvimento dos meios de comunicação.

GERAÇÃO Y OU ‘MILLENIAL’: GERACAO DIGITAL

Nascidos entre 1982 e 1994, os millenials, ou nativos digitais, ou geração Y, viram suas vidas serem formatadas através de uma TELA, passaram do mundo analógico para o mundo digital. Os millenials, tiveram que se preparar mais para atender as exigências de um mundo pós crise econômica e com grande concorrência. Tornaram-se ambiciosos, criativos, com sede de conhecimento. São características dessa geração o egoísmo e o desejo de uma grande ascensão profissional.

GERAÇÃO Z OU ‘CENTENIAL’

Nascidos em meados de 1990 a 2010, a geração Z ou centenial, foi a primeira geração nascida em um ambiente completamente digital. São chamados assim por terem nascidos na mudança dos séculos. Eles têm a internet como parte do seu DNA.

Surgem os primeiros youtubers, os primeiros influenciadores digitais.

Uma pesquisa realizada pela McKinsey, resume bem suas características: “é uma geração hipercognitiva, capaz de viver múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo. A tecnologia propicia que esses jovens vivam diferentes realidades e absorvam grande complexidade, com muita informação visual e muitos recursos para controlar cada passo da vida.”

Como vimos, cada geração é feita por consumidores cada vez mais bem-informados e exigentes.

Em 2010 surgi a geração Alpha!

Difícil ainda entender como se comportarão. Os varejistas que se atentarem às mudanças, darão grandes passos na conquista desses consumidores. A utilização do OMNICHANNEL irá consolidar as experiências que várias gerações adquiriram e que agora querem encontrar nos canais online e offline de compras. Essa geração busca nas mídias sociais, nas sugestões dos youtubers, na facilidade dos aplicativos a escolha do que vão consumir e como chegar a uma loja.

Eles compram pela internet e querem retirar na loja física. Sendo necessário integrar estoques da loja virtual com a física. Querem vivenciar experiencias simples, práticas e prazerosas na loja.

O varejista deve criar laços ágeis e consistentes com seus fornecedores, além de uma logística de entrega eficiente. Saber usar as novas mídias sociais, interagir com novos canais de comunicação é uma obrigação do empresário que quer crescer.

Crie e invista em alternativas que atendam às necessidades dos consumidores de todas as gerações. Se modernizar é imperativo e um caminho sem volta.

Fonte: Jornalista Walter Ribeiro

Editor do Espaço Orgânico