Saiba o que redes e indústria irão promover para atrair fluxo de clientes no período junino

Reportagem SA+ – 03/05/2023

Junho e julho são meses com potencial de aumento de vendas, especialmente na região Nordeste, onde as festas juninas são tradicionais. Saiba o que está sendo preparado

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Com o fim das restrições nas lojas impostas pela pandemia, a expectativa do varejo em relação às Festas Juninas é bastante positiva. Entre as empresas nordestinas, isso é ainda mais evidente, uma vez que as comemorações são marcadas por grandes festas regionais e, consequentemente, aumento no fluxo de turistas.

É por essa razão que as estratégias de vendas para o período são cuidadosamente planejadas para atrair e encantar consumidores locais e visitantes que chegam às cidades nordestinas. Elas vão desde a previsão das compras e negociação de atividades promocionais com os fornecedores até exposições diferenciadas nas lojas e apresentações de forrós nas filiais. Passam ainda por itens de produção própria, com cada rede dando seu toque em receitas tradicionais. O que alguns dos principais supermercados da região estão preparando para a data é o que você acompanha nessa reportagem.


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JUNINA NAS RUAS
Marcado por grandes festas regionais, o período junino atrai muitos turistas para as cidades nordestinas, que veem nas comemorações uma oportunidade de aumentar suas vendas, em especial o varejo alimentar

Com a evolução do trade das indústrias, as ambientações nos supermercados têm sido cada vez mais criativas e atrativas

PARCERIA COM A INDÚSTRIA

No varejo alimentar costuma-se dizer que “ninguém faz nada sozinho” e, durante o período de Festas Juninas, não é diferente. Exposição, sortimento e logística: toda essa engrenagem precisa de parceiros para funcionar.

Para Hudton Bandeira, diretor de marketing do Grupo Mateus, que atua em diversos e Estados nordestinos, os trades das indústrias têm evoluído cada vez mais e se tornado criativos nas ambientações de lojas. “Eles já trazem exposições tão bonitas e atrativas, que às vezes não precisamos fazer muita coisa em cima. Sendo assim, as ativações das parcerias com a indústria são fortíssimas, apesar de buscarmos sempre preservar o nosso jeito de fazer o São João”, explica.

Para ele, o trabalho entre ambos precisa funcionar em conjunto, principalmente entre os fornecedores envolvidos nessa sazonalidade do período junino, como os de itens à base de milho, salgados e bebidas. “Isso porque eles querem ter visibilidade e nós, dos supermercados, apoiamos essas iniciativas, criamos festivais, apresentações; enfim, momentos conjuntos capazes de gerar uma boa experiência para o cliente e, assim, converter tudo isso em venda”, completa o executivo.

“É de suma importância perceber que a indústria entende o momento e entra como parceira nessas ações. Somente com a força dela presente nas lojas, aliada a uma política de preços agressivos, é que conseguimos atingir os nossos objetivos. É uma via de mão dupla”
SÉRGIO GRILO – Diretor de marketing do Grupo Frangolândia, do Ceará

Fonte: SA+VAREJO